"esses espaços"


Exposição
“esses espaços” com trabalhos dos artistas Ulla von Brandenburg, angela detanico & rafael lain, Pedro Motta, Gaio Matos, Leandro Araújo, Roberto Andrés e Grupo Poro.

Na Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, de 13 de Outubro de 2010 até o final do ano.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saiu no Canal Contemporâneo

Arte e Novas Espacialidades: Relações Contemporâneas no Oi Futuro, Belo Horizonte

O projeto Arte e Novas Espacialidades: Relações Contemporâneas consiste em seminário, mostra de vídeo e exposição em torno da produção artística e sua relação com as formas do espaço na contemporaneidade.

Foucault em seu texto “Outros espaços” afirma que estamos experimentando a era do espaço. A era do tempo já passou e agora, nos embates da vida contemporânea, a dimensão espacial pode revelar as formas como vivemos, nos relacionamos com os outros e construímos nossa subjetividade. Nesse sentido, compreender a dimensão espacial é aproximar-se dos conflitos, embates e tensionamentos que caracterizam as múltiplas facetas da contemporaneidade.

 link: Canal Contemporâneo - Cursos e Seminários

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Arte e Novas Espacialidades: Relações Contemporâneas

Axel Stockburger

Axel Stockburger é artista e teórico que vive e trabalha em Londres e Viena. Estudou com Peter Weibel na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e possui um doutorado pela Universidade de Artes de Londres. 


Seus vídeos e instalações são exibidos internacionalmente. Entre outros projetos, ele iniciou o canal de televisão de arte independente TIV em Viena em 1998 e colaborou em projetos internacionais com o coletivo de arte D-Fuse (2000-2004), que teve sede em Londres. 

No momento, faz parte da equipe de cientistas do Departamento de Artes Visuais e Mídias Digitais, na Academia de Belas Artes de Viena.


Em sua Palestra "ZONA WARP - Enfrentando as práticas espaciais na artemídia contemporânea", no dia 14 de Setembro às 20h00, Stockburger irá  falar sobre como a idéia do jogo atravessa a produção artística contemporânea e como as noções e conceitos vindos do ambiente dos jogos eletrônicos foram também apropriados em projetos que vêm sendo chamados de game art.


Leandro Araújo

Leandro Araujo (L_ar) tem formação em arquitetura e dedica-se à prática artística, principalmente, em suportes digitais. 

Foi ganhador dos prêmios:
Rumos – Itaú Cultural, categoria Arte Cibernética; 
Interações Estéticas e Rede Artes Visuais, ambos pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. 
 
Expôs seus trabalhos em galerias e espaços culturais,incluindo: Centro de Pesquisas em Comunicação da Benetton - FABRICA, Treviso, Itália; Ithaca Gallery, Nova York; Itaú Cultural e Museu da Casa Brasileira, São Paulo. 

Leandro é associado ao estúdio Superficie.org. 


Leandro irá realizar sua palestra/performance no dia 14 de Setembro às 18h30, no Multiespaço Oi Futuro.

Rogério Haesbaert


Rogério Haesbaert é professor (Associado) da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1986. 


Professor Visitante da Open University (Milton Keynes, Inglaterra), da Université de Toulouse Le Mirail (França) e da Universidade de Buenos Aires (Argentina). 


Graduado em Licenciatura (1979) e Bacharelado (1980) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995, com Doutorado-Sandwich no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Milton Keynes, Inglaterra, 2003). 


Entre suas publicações destacam-se os livros:

"O Mito da Desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade" (ed. Bertrand Brasil)
"Des-Territorialização e Identidade: a rede 'gaúcha' no Nordeste" (EdUFF)
"Territórios Alternativos" (EdUFF/Contexto)
"RS: Latifúndio e Identidade Regional" (ed. Mercado Aberto).

No dia 21 de Setembro, às 20h00 no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Haesbaert irá dar a palestra "Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da des-territorialização contemporânea”.


Walter Dias e Mauricio Riedweg

Maurício Dias (Rio de Janeiro,1964) & Walter Riedweg (Lucerna, Suíça, 1955)

Dias formou-se em Belas Artes e Riedweg em música, teatro e performance. Realizam, desde 1993, instalações, vídeos e projetos de arte pública que se constituem, frequentemente, como estudos sobre a alteridade. Os trabalhos da dupla falam das relações entre as pessoas e as imagens jogando com a dicotomia entre o documentário e o ficcional. No entanto, apesar da documentação das coisas reais, realidades, formas de viver, há também a reinvenção dessas formas. 

Os artistas já mostraram seus trabalhos nos principais eventos internacionais de arte, como a Documenta de Kassel e as bienais de Veneza e São Paulo.

No dia 20 de Setembro, às 20h00 no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, a dupla irá apresentar a palestra Arte e interterritorialidade”.

Luis Alberto Brandão

Luis Alberto Brandão é autor dos livros de ficção Manhã do Brasil (Editora Scipione, 2010), Chuva de letras (Scipione, 2008; Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro 2007; Finalista do Prêmio Jabuti 2009), Tablados - livro de livros (7Letras, 2004) e Saber de pedra - o livro das estátuas (Autêntica, 1999; Bolsa Vitae de Artes 1997). 

Publicou os ensaios literários Grafias da identidade (Lamparina, 2005; Finalista do Prêmio Jabuti 2006), Rituais do discurso crítico (Memorial da América Latina, 2005) e Um olho de vidro - a narrativa de Sérgio Sant’Anna (Fale/UFMG, 2000; Prêmio Cidade de Belo Horizonte 1995). 

É coautor do livro de teoria da literatura Sujeito, tempo e espaço ficcionais (Martins Fontes, 2001). 

Atua como pesquisador do CNPq e professor da Faculdade de Letras da UFMG.

"Imagens literárias do espaço" palestra com Luis Alberto Brandão e moderação de Eduardo Jorge, no dia 05 de Outubro às 20h00 no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna. 

Rodrigo Firmino

Rodrigo José Firmino é professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba. 


Trabalhou de 2004 a 2007 como pesquisador pós-doutorando na Universidade de São Paulo, junto ao Grupo de Pesquisas E-urb (urbanização virtual e serviços urbanos telemáticos), estudando o desenvolvimento de estratégias urbanas e tecnológicas em cidades brasileiras, em pesquisa financiada pela Fapesp. 


Rodrigo é Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela School of Architecture, Planning and Landscape da University of Newcastle upon Tyne, no Reino Unido (2004), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000), e formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (1995). 


Tem vários trabalhos publicados na área de sobreposição entre os estudos urbanos e tecnológicos. Dentre seus trabalhos mais recentes, destacam-se:

- ULTRAMARI, C. ; FIRMINO, R. J. . Urban beings or city dwellers? The complementary concepts of urban and city . City & Time (Online), v. 4, p. 29-40, 2010. 

- DUARTE, Fábio ; FIRMINO, R. J. . Infiltrated city, augmented space: information and communication technologies, and representations of contemporary spatialities. Journal of Architecture, v. 14, p. 545-565, 2009. 

- BRUNO, F. G. (Org.) ; KANASHIRO, M. M. (Org.) ; FIRMINO, R. J. (Org.) . Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. Porto Alegre: Sulina, 2010. 296 p. 

A palestra com Rodrigo Firmino, "Manifestações e implicações de uma vida urbana ampliada",  acontecerá no dia 13 de Outubro, às 19h00 no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna.

Apresentação

O seminário, mostra audiovisual e exposição “Arte e novas espacialidades: relações contemporâneas” tem como principal objetivo estabelecer uma reflexão focada nas relações entre as espacialidades contemporâneas e a produção artística.

A cidade e seus fluxos, as alterações provocadas pelo intenso uso das mídias digitais e dos circuitos de comunicação pessoal, os territórios e seus novos arranjos em rede (que se hibridizam entre a fisicalidade dos lugares e suas virtualidades), os processos de desterritorialização e a excessiva valorização dos territórios e lugares na vida social são temas ligados à questão espacial na contemporaneidade.

Entender estas dimensões espaciais é se aproximar dos conflitos, embates e tensionamentos da contemporaneidade. Nossa proposta é, portanto, gerar essa reflexão através de um olhar transdisciplinar sobre estes embates ligados às espacialidades.

O projeto se desdobra em três vertentes: ciclo de palestras com teóricos e artistas, mostras comentadas de vídeo e exposição.