"esses espaços"


Exposição
“esses espaços” com trabalhos dos artistas Ulla von Brandenburg, angela detanico & rafael lain, Pedro Motta, Gaio Matos, Leandro Araújo, Roberto Andrés e Grupo Poro.

Na Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, de 13 de Outubro de 2010 até o final do ano.

Palestras

14 de Setembro - ZONA WARP - Enfrentando as práticas espaciais na artemídia contemporânea”.
20:00 - Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Axel Stockburger é artista e teórico que vive e trabalha em Londres e Viena. Estudou com Peter Weibel na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e possui um doutorado pela Universidade de Artes de Londres. 

Seus vídeos e instalações são exibidos internacionalmente. Entre outros projetos, ele iniciou o canal de televisão de arte independente TIV em Viena em 1998 e colaborou em projetos internacionais com o coletivo de arte D-Fuse (2000-2004), que teve sede em Londres. No momento, faz parte da equipe de cientistas do Departamento de Artes Visuais e Mídias Digitais, na Academia de Belas Artes de Viena.



21 de Setembro - "Da multiterritorialidade aos novos muros: paradoxos da des-territorialização contemporânea”
20:00 - Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Rogério Haesbaert é professor (Associado) da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1986. Professor Visitante da Open University (Milton Keynes, Inglaterra), da Université de Toulouse Le Mirail (França) e da Universidade de Buenos Aires (Argentina). 

Graduado em Licenciatura (1979) e Bacharelado (1980) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995, com Doutorado-Sandwich no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia na Open University (Milton Keynes, Inglaterra, 2003). 

Entre suas publicações destacam-se os livros "O Mito da Desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade" (ed. Bertrand Brasil), "Des-Territorialização e Identidade: a rede 'gaúcha' no Nordeste" (EdUFF), "Territórios Alternativos" (EdUFF/Contexto) e "RS: Latifúndio e Identidade Regional" (ed. Mercado Aberto).

Comentários: Renata Marquez, professora da EAU-UFMG



28 de Setembro - "Arte e interterritorialidade”
20:00 - Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Mauricio Dias e Walter Riedweg são artistas com ampla repercussão internacional e já mostraram seus trabalhos nos principais eventos internacionais de arte. “Funk Staden” fez parte da Documenta 12 de Kassel (2007), “Raimundos Severinos e Franciscos” foi exposta na 24ª Bienal de São Paulo (1998) e “Tutti Veneziani” participou da 48ª Bienal de Veneza (1999). Os artistas também participaram das Bienais de Havana, México e Ilhas Canárias, além de exposições em Barcelona, São Paulo e Rio de Janeiro.

Comentários: Júlia Rebouças, Curadora assistente do Inhotim.



05 de Outubro - ”Imagens literárias de espaço”

20:00 - Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Luis Alberto Brandão é autor de livros de ficção, finalista do prêmio Jabuti em 2009, e do Prémio Nacional de Literatura João-de-Barro em 2007, coautor do livro de teoria da literatura Sujeito, tempo e espaços ficcionais e atua como pesquisador do CNPq e professor da Faculdade de Letras da UFMG. Em sua palestra, irá explorar a diversidade e a complexidade das manifestações da categoria espaço na literatura contemporânea, por meio da análise de imagens e cenas perturbadoras extraídas da obra de alguns escritores, e pelo comentário sobre o modo como as “teorias do espaço” têm sido utilizadas em seus livros de ficção.

Comentários: Eduardo Jorge, mestre em Estudos Literários (Teoria da Literatura) pela UFMG



13 de Outubro - ”Manifestações e implicações de uma vida urbana ampliada”
19:00 - Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

Rodrigo Firmino é professor em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela University of Newcastle Upon Tyne, Reino Unido (2004). Lançou esse ano o livro “Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação” pela Editora Sulina, organizado com Fernanda Bruno e Marta Kanashiro. 

Em sua palestra, Firmino irá avaliar como as tecnologias da informação e comunicação têm influenciado nossas percepções sobre o espaço, e como o uso dessas tecnologias tem desafiado a construção política e social do território e a apropriação cultural do lugar. 

Sua abordagem para este debate conceitual focará no que considera ser uma das mais visíveis e tangíveis manifestações de uma vida urbana ampliada pelas relações entre espaço e tecnologia: o uso intensivo e disperso de artefatos de vigilância, que permeiam nossa vida cotidiana e possibilitam um (hipotético) controle total do espaço, promovendo o que ele chama de "territorialização do lugar" e "lugarização do território".

Comentários: em breve.