"esses espaços"


Exposição
“esses espaços” com trabalhos dos artistas Ulla von Brandenburg, angela detanico & rafael lain, Pedro Motta, Gaio Matos, Leandro Araújo, Roberto Andrés e Grupo Poro.

Na Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, de 13 de Outubro de 2010 até o final do ano.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Matéria: Artistas geração 2.0

"Como na frase da canção de Chico Science & Nação Zumbi, "computadores avançam, artistas pegam carona". E assim, as mídias digitais vêm mudando conteúdos e formas de maneira veloz. Se há poucos anos um celular servia para fazer e receber ligações, hoje as possibilidades por trás daquele simples telefone são várias.

Experimentar por meio dos recursos de imagem e som é uma forma de exercício artístico que possui adeptos com a capacidade de se multiplicar como

Gremlins. Isso para ficar num exemplo mais trivial, já que os computadores são das mais extensas plataformas de criação das últimas décadas.

Quem pensa que os resultados ficam restritos ao universo de nerds, geeks, dorks ou artistas contemporâneos pouco acessíveis, está bastante enganado. A curiosidade é a mola que impulsiona a crescente amostragem do que se vem produzindo no Brasil e no mundo.

Reflete-se principalmente em festivais do porte do Arte Mov.(http://www.artemov.net) e do FAD (Festival de Artes Digitais), que acontece até o dia 3 de outubro, em Belo Horizonte. De forma democrática, existe espaço tanto para instalações, performances, oficinas e debates que agradariam inicialmente um público mais restrito quanto interações que podem agradar até os mais analógicos.

Um dos destaques do FAD (http://www.festivaldeartedigital.com.br) é a exposição "Webart", que reúne na Quina Galeria (@quinagaleria) artistas do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Austrália e México. As obras são desenvolvidas para exibição em computador ou para exibição ou manipulação através da internet.

Um verdadeiro mosaico que comporta poesias, fotografias, imagens, videogames, pixels, dispositivos de navegação como GPS, vídeos, animações, tipografias e até o uso de gambiarras se forma, funde e surpreende os olhares.

"O visitante precisa manusear para conhecer o trabalho, descobrir as sensações que eles proporcionam", explica Rodrigo Furtini, responsável pelo espaço. São as interações que possibilitam ampliar os públicos. "O que é novo, não é necessariamente difícil de assimilar e o contato com a arte digital tem um lado lúdico, aberto", afirma.

Outro trunfo de iniciativas como o FAD, na opinião de Furtini, é a programação ser totalmente gratuita. "Assim, o festival não se limita a um único perfil. Embora haja uma faixa etária predominante, por exemplo, entre 20 e 30 anos, até os mais velhos estão participando das atividades", analisa.

Na esteira da programação com tantas opções como a do festival, corre em paralelo o ciclo de palestras do projeto "Arte e Novas Espacialidades: Relações Contemporâneas", que começa no próximo dia 14.

A abertura vai contar com a performance do artista Leandro Araújo e a grande atração do evento é Axel Stockburger, especialista em games, que vive entre Londres e Viena. No blog do ciclo (http://www.artespacos.blogspot) há informações sobre o projeto.

Em "Zona Warp - Enfrentando as práticas espaciais na artemídia contemporânea", Stockburguer irá abordar como a ideia do jogo atravessa a produção artística contemporânea e como as noções e conceitos vindos do ambiente dos jogos eletrônicos foram também apropriados em projetos que vêm sendo chamados de "game art".

Gremlins
Filme de 1984 produzido por Steven Spielberg. Gremlins são originalmente criaturas fofas e dóceis, mas não podem ter contato com luz forte nem comer após a meia-noite.Em contato com a água, se multiplicam e viram monstros assustadores.

Nerds
Sabe aquele seu colega que sempre passou com a nota máxima em física? Que sabe tudo sobre qualquer assunto e esbanja um QI invejável, mas não é propriamente o rei da pista de dança? Ele é o clássico nerd.

Geeks
Um tipo obcecado por tecnologia, videogames e novidades relacionadas a esses assuntos. Alguns especialistas brincam que os geeks são a versão mais sociável e aprimorada do nerd.

Dorks
A gíria faz menção ao tipo de jovem com imagem estereotipada: usa óculos de grau de aros pretos grossos (alguns quebrados e reparados com durex), calças curtas e camisas formais. Em geral, são um pouco atrapalhados. Os dorks podem ser gordinhos ou magricelos e normalmente são péssimos nos esportes".

Publicado em: 07/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário